sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Luis Piçarra-Campeão Nacional Pesca Achigã Margem 2008

Quando se nasce rapaz, existe sempre a tendência dos pais filiarem o filho no seu clube de futebol preferido, uns são do Benfica, outros do Sporting e por ai além, neste caso não, esta criança não seguiu este ritual.
Com apenas 3 meses de idade já era sócio do CMAPCD - Clube Mourense Amadores Pesca e Caça Desportiva.
Nesta altura confesso que achei estranho mas não liguei importância.
Os anos têm passado e o mais engraçado é que este rapazinho, hoje com 21 anos, começou muito cedo a fazer da Pesca Desportiva um dos seus hobbies preferidos.
Recordo-me das provas do Regional, dos Campeonatos Nacionais, das deslocações a Cavez, a Chaves, a Penacova, das amizades, das experiências vividas, dos parques de Campismo, enfim… boas recordações em prol da Pesca Desportiva.
Sempre que falava com alguém sobre este assunto, a indiferença era alguma, talvez por não ser considerado um desporto de elite, como acompanhante destas “lides”, vivi muitas sensações, são momentos únicos, só quem passa por elas sabe dar o devido valor, mas o que dirá um pescador, que se levanta de madrugada e sente a adrenalina a subir quando tenta levar o peixe de vencido na sua luta por escapar, ou que com 14 anos conquista 3º Lugar no Campeonato Nacional de Agua Doce - Iniciados 2001, com lugar na Selecção Portuguesa, depois vê os estatutos alterados pela Federação e gorada a sua participação no Mundial, digo-vos sinceramente fiquei mais revoltada do que ele.
Ser-se pescador desportivo é um “vício saudável”, que nós Pais cada vez mais deveríamos incutir e incentivar nos nossos filhos, desta forma evitamos “tentações” de outros vícios perigosos destas idades.
Eu e o meu marido, compreendemos sempre de bom agrado o “investimento” que fizemos, se me perguntarem se é um desporto caro, sem dúvida que sim, mais a mais, quem gosta de estar apetrechado de material de competição.
O pescador desportivo é consciente da natureza que o rodeia, encara com naturalidade o devolver o peixe á agua, colabora na protecção da natureza e na conversação recursos hídricos, tem respeito pelos seus parceiros pescadores, e a competição é saudável, o mais importante é o convívio e a troca de experiências.
Realmente continuo surpreendida com o meu filho, muitas vezes pergunto a mim mesma, como consegue ele conciliar o trabalho, a actividade pós-laboral de DJ (outra das suas enormes paixões) e a Pesca Desportiva, assim foi o que aconteceu, ser Campeão Nacional de Pesca ao Achigã de Margem 2008, levou-o a um esforço extremo, conseguiu cumprir com todas as suas tarefas entre Sagres, Moura e Albernoa, resistiu sem dormir durante 48 horas, parece impossível, mas lá diz o ditado “quem corre por gosto não cansa” e é bem verdade.
Parabéns Luis Miguel!!!

"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia.
Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida.»
Lao Tsé.
Noticias em:

6 comentários:

Vera disse...

Amiga, tens um filhote cheio de grandes proezas...parabéns!
beijinhos
Vera

Lucinda disse...

Oi passei para te desejar um bom fim de semana. jinhos

paula vicente artfactu disse...

Li atentamente o texto e não podia estar mais de acordo. Parabéns á familia fantástica!

paula vicente artfactu disse...

Oi Fátima, por acaso estes meninos não são meus, mas sim de uma boa amiga! Eu tenho um Sting, Golden Retriver, e uma louca chamada Sho-nya, que é uma shitzu. Mas estes são uns queridos! E nós é lhe fazemos companhia!

Dra. Laura Alho disse...

:)
Parabéns à mãe e ao filho! ****

paula vicente artfactu disse...

Passei para desejar um bom fim de semana e por causa de filhos passa pelo blog. Vais perceber o porquê. BEIJINHOS